Centro de Pesquisa em Grandes Temas e Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica
Centro de Pesquisa em Grandes Temas e Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica
Coordenador: Ricardo Titze de Almeida
Atividades de pesquisa, ensino e extensão
Pesquisa: O Centro de Pesquisa em Grandes Temas e Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica desenvolvem atividades junto aos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Saúde Animal, com inserção de alunos de graduação e pós-graduação, nível mestrado e doutorado.
O laboratório possui parcerias internacionais com a Universidade de Coimbra (Portugal) e a Universidade Miguel Hernández (Espanha), e nacionais com a Fiocruz (Curitiba), Universidade Federal do Ceará, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital da Criança de Brasília, Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-DF), Hospital Sírio-Libanês de Brasília, Hospital da Criança de Brasília, Hospital Santa Marta de Brasília.
Suas linhas de pesquisa estão relacionadas ao estudo do câncer e distúrbios neurodegenerativos, com foco em RNA de interferência e exossomos. Especificamente, incluem o emprego de microRNAs para modificação da expressão gênica durante a degeneração, o estudo de microRNAs no soro de indivíduos com doenças neurodegenerativas, como pacientes com transtorno comportamental do sono REM (TCRM ou RBD), e a imunodetecção de proteínas patológicas indicadoras de neurodegeneração.
Ensino: atua na formação de alunos de graduação, especialização (modalidade residência), mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Extensão: são desenvolvidas as seguintes atividades de extensão:
(1) Aprendizados em ciências para estudantes da Educação Básica na Escola Classe Córrego do Arrozal; ampliação do projeto 'Extensão universitária como estratégia de apoio à testagem de COVID-19'.
(2) Extensão ligada ao projeto ‘Biomarcadores de demências para implantação no SUS’. Objetiva implementar estratégias para a disseminação dos resultados da pesquisa sobre biomarcadores de Alzheimer. A proposta integra métodos científicos e práticas de extensão comunitária, com o objetivo de aumentar o impacto dos achados científicos na saúde pública e na conscientização social.
(3) Extensão ligada ao projeto ‘Caracterização molecular da Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina (Alzheimer’s-like disease) baseada em microRNAs exossomais, proteína Tau e peptídeos beta-amilóides; a demência em cães idosos como modelo natural de Alzheimer’. Visa disseminar conhecimentos sobre o processo de envelhecimento natural e patológico dos animais de estimação e do ser humano, e as estratégias para melhorar a qualidade de vida.
Recursos materiais e estrutura
O Laboratório de Tecnologias para Terapia Gênica dispõe de uma área com nível de biossegurança 2 (P2) com cabine de biossegurança Classe II, tipo B-2. Além disso, está equipado com uma variedade de ferramentas e equipamentos essenciais para
a execução de ensaios moleculares. Isso inclui máquina de PCR convencional, equipamento de PCR em tempo real com blocos OpenArray (QuantStudio 12K, Applied Biosystems), sequenciador, sistema de eletroforese vertical para SDS Page, transferência semi-seca e Western blotting, espectrofotômetro tradicional, espectrofotômetro Nanodrop One, fluorômetro Qubit, leitor multimodal Varioskan Lux (ELISA), sistema de imageamento celular EVOS Floid, sonicador, equipamento de Lamp-PCR, fonte e cuba para eletroforese de DNA e RNA, entre outros. Recentemente adquiriu o equipamento para Single-Molecule-Array (SIMOA) SRX (Quanterix) e o PCR digital QIAacuity (Qiagen). Além disso, o laboratório possui geladeiras, freezers a -20oC e -80oC, pHmetro, agitador magnético com aquecimento, microcentrífugas, centrífugas refrigeradas, vórtex, banho-maria, estufas bacteriológicas, agitador orbital (“shaker”), microondas, microcomputadores e impressora.
Membros
Docentes: Ricardo Titze de Almeida.
Servidores: Mary-Ann Elvina Xavier (PhD), Franciele Schlemmer (MSc, finalizando PhD), Clara Luna Marina (PhD).
Redes sociais: http://www.genetherapy.unb.br (página na internet)