Laboratório do Polo de Extensão da UnB em Ceilândia
Laboratório do Polo de Extensão da UnB em Ceilândia
Coordenadoras: Daniela Castilho Orsi, Izabel Cristina Rodrigues da Silva, Lívia Cristina de Lira Sá Barreto
Atividades de pesquisa, ensino e extensão
Pesquisa e inovação: o Laboratório do Polo de Extensão da UnB em Ceilândia tem características multiusuárias e desenvolve atividades junto aos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Nanociência e Nanotecnologia (PPGNANO/IB) e Ciências e Tecnologias em Saúde (PPGCTS/FCTS) da UnB, com inserção de alunos de graduação e pós-graduação, níveis mestrado e doutorado.
Possui parcerias internacionais com a Universidad de Rosario (Argentina), a Universidad de Santiago de Compostela (Espanha) e a Università degli Studi di Bari (Itália), e nacionais com o Instituto Federal de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e escolas da rede publica de ensino no DF.
As linhas de pesquisa estão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico de produtos e processos nas áreas farmacêutica, cosmética e correlatos, com ênfase em Tecnologia de Produtos Naturais, Tecnologia Farmacêutica, Controle de Qualidade, Desenvolvimento Analítico, Estudos de Pré-formulação e Estudos de Estabilidade de Fármacos e Medicamentos. Permite a capacitação de alunos no mestrado, doutorado, e iniciação cientifica de graduação da UnB e do ensino médio da rede publica do DF, participantes do programa PIBIC-EM.
Ensino: atua na formação de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. As atividades de ensino também são contempladas com a vinculação das ações de extensão às disciplinas e atividades de ensino sob responsabilidade dos professores integrantes da equipe executora.
Extensão: coordena as atividades do Programa de Extensão CEDIPS - Centro de Educação, Desenvolvimento e Inovação de Produtos para a Saúde que envolve também atividades de ensino, pesquisa e inovação. As atividades incluem várias oficinas envolvendo saneantes, cosméticos, correlatos, medicamentos e alimentos, vinculando os projetos de pesquisa e inovação dos cursos de mestrado e doutorado dos programas de que participa. Em breve, serão ofertadas oficinas gratuitas para o publico para a elaboração e controle de qualidade dos absorventes higiênicos femininos. A referida atividade apresenta vinculação com projeto de pesquisa e inovação do curso de doutorado no PPGCS/FS, que visa a inserção de celulose bacteriana na composição do absorvente feminino.
Recursos materiais e estrutura
O laboratório conta máquina para produção de absorventes higiênicos femininos; máquina de produção de sabonetes; máquina compressora excêntrica para produção de comprimidos; banho-maria; centrifuga; balança de determinação de umidade por IR; refrigeradores; máquina lava e seca; misturador de pós; impressora 3D FDM; espectrofotômetro; durômetro; derma scan para determinação de umidade e oleosidade; chapa de aquecimento e agitador magnético multiposição;
viscosímetro; aparelhos de ar condicionado; cadeiras caixa alta; sala de paramentação; chuveiro de emergência e lava-olhos; pass trought.
Membros
Docentes: Daniela Castilho Orsi, Izabel Cristina Rodrigues da Silva, Lívia Cristina de Lira Sá Barreto, Alecssandra de Fátima Silva Viduedo, Erondina Azevedo Lima, Juliana Lott de Carvalho, Mani Indiana Funez, Marcílio Sérgio Soares da Cunha Filho, Paulo Gustavo Barboni Dantas nascimento, Priscilla Coppola de Souza Rodrigues.
Membro externo: Giovanna Megumi Ishida Tedesco.
Servidora: Evalina Costa de Sousa.
Redes Sociais: @cedips_unb (Instagram).